Rio de Janeiro (RJ) – Capital do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) – Capital do Estado do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro, conhecida turisticamente como a “Cidade Maravilhosa” e que já foi a capital do Brasil entre os anos de 1763 e 1960.

Em razão de a capital e o estado possuírem o mesmo nome, há uma distinção com relação à naturalidade. Quando se faz referência a alguém do estado do Rio de Janeiro, utiliza-se o adjetivo pátrio fluminense, mas quando a designação é em relação à cidade do Rio de Janeiro, o termo correto é carioca.

O estado possui uma população de aproximadamente 16.370.000 pessoas, a terceira maior do país, habitando em uma área de 43.780 km², uma das menores do Brasil. Isso significa dizer que o Rio possui elevadas densidades demográficas, cerca de 366 habitantes por quilômetro quadrado. Há um total de 92 municípios, dos quais podemos destacar as cidades de Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, Volta Redonda e Nova Iguaçu. 95% da população fluminense habita o meio urbano.

 o Rio de Janeiro encontra-se na região dos Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste, segundo a classificação do relevo brasileiro elaborada por Jurandyr Ross. Localmente, há três subdivisões: a região das Terras Altas, com mais de 200 m de altitude; as Terras Baixas, mais conhecidas como Baixada Fluminense, com menos de 200 m de altitude; e os maciços litorâneos, que envolvem toda a fisionomia superficial da costa marítima. O ponto mais alto do estado é o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros acima do nível do mar.

Pico das Agulhas Negras, localizado no Parque do Itatiaia ¹

O Rio de Janeiro representa a segunda maior economia do Brasil, com um dos espaços mais industrializados do país. A capital é, inclusive, uma das duas cidades globais brasileiras, fazendo parte da região que constitui a única megalópole da América do Sul, abarcando uma área que se estende até São Paulo e a Baixada Santista.

O parque industrial é diversificado, com empresas no ramo da metalurgia, siderurgia, produção de alimentos e, principalmente, extração e refino do petróleo. Outra significativa fonte de produção de riquezas é a atividade turística, sendo a cidade carioca um dos principais vetores do turismo no Brasil.

Rio de Janeiro é a capital do estado do Rio de Janeiro

Muitas vezes chamada apenas de Rio e conhecida por seus cidadãos como “Cidade Maravilhosa”, esta capital é a cidade brasileira mais conhecida fora do país e a maior rota de turismo internacional brasileiro. Parte da cidade foi tombada como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. O município é um grande centro econômico também, contendo o segundo mais PIB das cidades Brasileiras. Foi a capital do Brasil antes de Brasília, o nome da cidade se dá por conta da Baía de Guanabara, que foi descoberta por Gaspar de Lemos em janeiro de 1502.

A região da Baía de Guanabara foi descoberta no ano de 1502 pelos portugueses, porém em 1555 os franceses invadiram a área, e se aliaram com os índios locais, tupinambás. Para enfrentar a ameaça francesa, os portugueses se aliaram com uma tribo indígena rival, os temiminós. E em 1567, apenas, os franceses foram completamente expulsos da região do Guanabara. Após a descoberta das jazidas de ouro em Minas Gerais, Rio de Janeiro começou a ter cada vez mais importância, e em 1763 a Capital do Brasil colonial foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, e após a independência, continuou se mantendo como capital do império.

A cidade se localiza nas margens da Baía de Guanabara, seu relevo é, em maior parte, formado por planícies aluviais, mas a cidade também conta com montanhas e morros. Algumas formações geográficas são cartões postais da cidade, destacando principalmente o Pão de AçúcarPedra da Gávea e o Corcovado, onde se localiza o Cristo Redentor. O clima da cidade é o tropical atlântico por conta de sua localização no litoral. A área do município alcança cerca de 1.200 km², e é estimado que a população da cidade chegue a 6,45 milhões de habitantes. A densidade demográfica do Rio de Janeiro é, em média, de 5,3 mil hab/km².

A economia do Rio de Janeiro é uma das principais do Brasil, sendo a cidade com o segundo maior PIB no Brasil, além deestar entre as 50 maiores do mundo. O Rio cedia três das principais empresas de mineração e energia multinacionais, Petrobras, Vale e o Grupo EBX. A extração de recursos naturais é muito importante para a economia da cidade, mas o setor industrial também tem bastante força, além de algumas industriais multinacionais, a produção naval é um dos grandes pontos a mais para a cidade.

O turismo também é uma das atividades econômicas que trazem bastante capital para a cidade, principalmente por conta do Rio de Janeiro ser a maior atração turística internacional do Brasil, e a cidade brasileira mais conhecida fora do país. Além das belas praias e belezas naturais, o Cristo Redentor, e o Bondinho, o Rio tem fama por sua noite badalada. O turismo cultural também é muito comum, uma vez que a cidade já foi uma das capitais do Brasil por tanto tempo. Ainda há resquícios da arquitetura colonial que chamam bastante a atenção de alguns turistas.

Em relação a cultura, o que mais se destaca na cidade do Rio de Janeiro são os grandes eventos culturais, tais como: Carnaval, Festival Internacional de Cinema, Bienal do Livro e até o Réveillon. A cidade é um dos principais palcos para atrações internacionais, como foi o caso do show dos Rolling Stones na praia de Copacabana.

Show Buttons
Hide Buttons
Translate »