Peruíbe (SP)

Peruíbe - SP

Peruíbe é rica em belezas naturais que vão além das praias

Peruíbe é, sem exageros, uma espécie de Brotas com praias. A região tem mais de 300 km² de extensão e é dona de um ‘quintal’ de cair o queixo. Trata-se da Estação Ecológica da Juréia, uma área preservada de mais de 23 mil hectares que inclui atrações de tirar o fôlego, literalmente.

Variedade de praias não falta, mas quem chega a essa cidade, a pouco mais de uma hora da capital paulista, começa a descobrir possibilidades tão variadas quanto à biodiversidade encontrada na região: Mata Atlântica preservada, estação ecológica com cachoeiras, rios de águas claras para navegação e animais silvestres são algumas das redescobertas em um trecho do litoral de São Paulo que aprendeu que o potencial turístico de um destino como esse pode ir além do calçadão à beira-mar.

Se depender dos títulos naturais que a cidade já recebeu, o recém-chegado turista nem vai perceber que colocou os pés em terras litorâneas. A cidade é cortada pela Serra do Itatins, considerada uma das mais belas estradas do Estado (e só se compreende o título quando se caminha pelas curvas fechadas que cortam a Mata Atlântica); faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação Juréia Itatins, cujos principais atrativos são a Estação Ecológica e o Parque Estadual do Itinguçú; possui uma RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) como a da Barra do Una; e ainda tem praias que mal foram descobertas pelo turismo.

Na prática, isso quer dizer que a cidade conta com um cardápio variado de opções radicais como trilhas pela Serra do Itatins, banhos em cachoeiras escondidas, remadas em canoas canadenses pelo rio Guaraú, e arvorismo com tirolesa na Juréia. E para garantir que os aventureiros dêem conta de tantas atividades, a cidade da eterna juventude, como é conhecida Peruíbe, tratou até de ‘inventar’ uma lama com propriedades medicinais: a Lama Negra.

O Rio Preto que segue o seu caminho até o mar esconde uma das químicas de sucesso de Peruíbe: uma jazida de argila crenológica de origem vulcânica e rica em enxofre. O encontro dessas águas doces e salgadas, aliado aos elementos provenientes de processos geológicos e biológicos, resultou em um produto natural utilizado para tratamentos de pele e nos casos de doenças reumáticas crônicas.

Uma sessão breve de 30 minutos com a lama negra sobre o rosto já é suficiente para o visitante renovar as energias e começar a trilhar caminhos que levam a lugares escondidos no interior da Estação Ecológica Juréia Itatins. Por terra, por mar ou a bordo de um ultraleve, compreende-se, logo na primeira curva, porque os índios tupi-guaranis decidiram fincar raízes naquele trecho verde voltado para o mar.
Fonte UOL

Pontos mapeados

Mogaguá
Itanhaém
Peruíbe
Barra do Una
Aeroporto de Itanhaém
Praia de Vila São Paulo
Praia do Centro
Praia de Vera Cruz
Praia Vila Atlantica
Praia Itaóca
Praia Agenor de Campos
Praia de Itaguaí
Praia de Flórida Mirim
Praia de Jardim Praia Grande
Praia de Jussara
Praia do Centro ( Itanhaém)
Praia de Parque Balneário
Praia de Suarão
Praia de Campos Elíseos
Praia dos Pescadores ( Prainha)
Praia do Sonho
Praia de Jardim Cibratel
Praia de Estância Balneária
Praia de Jardim São Fernando
Praia de Balneário Gaivota
Praia Jamaica
Praia de Jardim Marambá
Praia das Conchas
Praia do Anchieta
Praia do Peruíbe
Praia do Convento ( Abarabebé)
Praia de Belmira Novaes
Praia do Oásis
Praia do Canto
Prainha
Praia de Guaraú
Praia de Guarauzinho
Praia do Arpoador
Praia de Parnapuã
Praia Brava
Praia do Juquiazinho ( Juquiá)
Praia Deserta (Desertinha)
Praia Caramborê
Praia de Barra do Una
Praia do Una
Ilha Givura
Pedra Meia Praia
Ilha Queimada Grande
Ilha Queimada Pequena
Ilha do Guaraú
Ilha da Pedra Grande
Ilha de Peruíbe
Pedra da Garopa
Ilha do Boquete
Laje Paranapuã
Laje da Conceição
Laje de Santos
Rochedos
Ilha do Rio Acima
Morro Taquanduva
Rio Piaçaguera
Rio Itanhaém
Rio Preto
Rio Branco
Rio Curitiba
Rio Una do Prelado
Rio Guaraú
Rio Peruíbe
Rio Juquiá
Rio Aguapéu
Rio Aguapéu
Rio Juquiá
Ponta do Arpoador
Pònta Paranapuã Açú
Ponta do Juquiá

Show Buttons
Hide Buttons
Translate »