Maceió (AL) – Capital de Alagoas

Maceió (AL) capital de Alagoas

é banhada por lagoas, um mar que mescla o azul-turquesa e o verde-esmeralda e belas praias ornadas por jardins de coqueirais. Conhecida como “Paraíso das Águas”, hoje é considerada como o “Caribe Brasileiro” devido às suas belezas naturais que atraem turistas de todo o mundo.

O seu nome é de origem tupi. Os índios batizaram o lugar de “Maçayó” ou “Maçai-o-k”, que significa “O que tapa o alagadiço”. Historiadores afirmam que a capital do Estado de Alagoas nasceu de um antigo engenho de açúcar, por volta do século 18. Para outros, por ser praiana,  seu surgimento está ligado a uma pequena vila de pescadores. Seja qual for sua origem, do mar ou do açúcar, Maceió é um lugar abençoado por Nossa Senhora dos Prazeres.

A cultura maceioense é expressiva e marcante, principalmente pelo seu rico folclore, além de seus artistas, escritores e músicos como o cantor e compositor Djavan e o poeta Lêdo Ivo. Entre as manifestações folclóricas há os folguedos como: Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Bumba Meu Boi, Coco Alagoano, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo e Zabumba. O artesanato representado pelo filé e pela cerâmica que encanta a todos por sua criatividade, originalidade e beleza.

Maceió é a capital de Alagoas

Também é conhecida como “Cidade-sorriso” e “Paraíso das Águas”. O município se localiza a leste de Brasília, e com mais de 2000 km de distancia da mesma. É banhada pelas águas do Oceano Atlântico, e por conta de sua semelhança com as praia caribenhas, é chamada também de “Caribe brasileiro”. A palavra Maceió é derivada do tupi, e pode ser traduzido como “lagoa à beira do mar”. É uma cidade litorânea, por isso quase não passa dos 160 metros acima do nível do mar.

A cidade de Maceió tem bastante história que trilha desde o período colonial, imperial, até os dias atuais. Já foi escolhida como Capital Americana da Cultura do ano de 2002, vencendo dez outras finalistas e destacando-se por ser a primeira cidade brasileira que recebeu o título. Ultimamente as atividades econômicas mais importantes são: turismo, produção de sal-gema, agricultura e pecuária, e a extração de gás natural e petróleo.

O terreno original onde Maceió nasceu era alagadiço, atualmente a cidade também inclui um arquipélago composto por nove ilhas. O relevo do local é predominantemente formado pelas planícies litorâneas, mas há também baixos planaltos. A temperatura em Maceió tem média de 25ºC, o clima do município é tropical, mas no inverno as temperaturas podem baixar para menos de 17ºC.

A cultura de Maceió é bem marcada pelas manifestações folclórica, das quais podem se destacar o CabloquinhoFesta de ReisZabumba e o artesanato filé e cerâmica que possuem uma beleza original de Maceió. Alguns nomes famosos da cultura vieram desta cidade também: DjavanGraciliano RamosHermeto Pascoal são maceioenses.

As belas praias e algumas festividades atraem turistas do Brasil e de outros países do mundo. Não é a toa que foi apelidada de “caribe brasileiro”, suas praias de areia e águas bem claras são pontos turísticos muito importantes. As praias de Pajuçara e Ponta Verde são destinos bem comuns para turistas na cidade. O município também é bem cogitado em datas como o natal e Réveillons, além de eventos musicais como Maceió Forró e Folia e Maceió Music Festival que atrai não só os turistas mas os próprios moradores. O arquipélago próximo à cidade além de ponto turístico tem uma das ilhas funcionando como complexo hoteleiro.

Show Buttons
Hide Buttons
Translate »