Guarda do Embaú (SC)

Praias da Guarda do Embaú - SC

Guarda do Embaú

Guarda do Embaú é uma praia localizada no município de Palhoça, no estado de Santa Catarina, Brasil, 46 km ao sul de Florianópolis. Para ter acesso a suas praias, é necessário atravessar o Rio da Madre. O balneário está localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e conta com aproximadamente 400 moradores, a maioria artesãos, pescadores e surfistas. A praia surpreende os turistas desde o início pois, para chegar a Guarda do Embaú, é preciso atravessar um rio chamado Madre. Esta, por sua vez, pode ser feita a nado ou com o auxilio de um barco.

Segundo pessoas antigas da Guarda do Embaú, um tesouro teria sido enterrado na localidade por capitão de um navio perseguido por piratas. O tesouro estaria na estrada de Camboatá “guardado em baú”.

Classificada por uma famosa revista como uma das 10 melhores praias do mundo para a prática do surf, a Guarda faz jus ao título. Bela, ela é o paraíso dos surfistas que a escolheram para ser um dos pontos mais fervilhantes do litoral.

A Guarda é uma pequena vila de pescadores, descoberta na década de 70 pelos hippies e pelos surfistas da época, que corriam atrás de boas ondas.
Na Guarda desemboca o Rio da Madre e para chegar até a areia, à beira mar, é preciso atravessar o rio a nado ou numa canoa de pescador.

Pedra do Urubu: uma das grandes atrações da Guarda. Subir na Pedra do Urubu, localizada no morro do canto norte, é um passeio que vale muito a pena, lá de cima o visual da praia da Guarda, Pinheira, Sonho, Gamboa e Garopaba.

Rio da Madre: É o rio e a porta de entrada da Guarda do Embaú e pode ser navegado em pequenos barcos Prainha: Pequena praia deserta, muito bonita, o acesso é feito pelo costão do canto Norte da praia da Guarda. A trilha que corta um morro de grama na beira do mar é bem curta e leva cerca de 15 minutos a pé. Ela também é um excelente point de surf. A Polícia Ambiental, que patrulha freqüentemente, pois o local faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Surf – Guarda do Embaú
A praia é considerada uma das melhores no Brasil para a prática do surf. Possui esquerdas que podem chegar a 10 ou 12 pés. As ondas quebram bem próximas ao Rio da Madre.

Crowd – Por ter ficado muito conhecida nos últimos tempos, em época de temporada a praia fica lotada de surfistas. A dica é, se não quiser passar pelo crowd, ir na baixa temporada, quando o pico fica mais vazio. É no inverno, também, que as ondas ficam maiores e mais constantes.

O canto esquerdo da praia precisa de ondulação e vento norte, o Meio da Guarda quebra com qualquer ondulação e vento de oeste e nordeste.

Cachoeiras – Guarda do Embaú
Uma caminhada de 40 minutos por dentro da mata, atravessando rios, dá acesso à Cachoeira de Zanela, com 8 metros de altura. A cachoeira de Maciambú é menor. Nela, o rio corre pela mata e forma um imenso lago, dividindo-se em duas quedas, formando outro lago logo embaixo.

Show Buttons
Hide Buttons
Translate »