Fortaleza (CE) – Capital do Ceará

Fortaleza (CE) é capital do Ceará

É a capital brasileira mais próxima da Europa (5.608 km de Lisboa, em Portugal ) e está a apenas 5.566 km de Miami (Estados Unidos). Sua posição geográfica estratégica fez com que despontasse como principal ponto de transferência (entrada e saída) de dados de alto tráfego de informação do Brasil para os demais 4 continentes.

Com isso, hoje, todo tráfego de dados entre a América Latina e o resto do mundo passa por Fortaleza, o que significa que a cidade é responsável por conectar o Brasil ao mundo.

Com 314.930 km2 de área,  e mais de  2.6 milhões de  habitantes

Fortaleza, fundada em 13 de abril de 1726

O litoral de Fortaleza possui uma extensão de 34 quilômetros, com um total de 15 praias principais. Tem como limites a foz dos rios Ceará, ao norte, e Pacoti, ao sul. As praias mais frequentadas pelos fortalezenses são: Praia do Futuro (leste), Meireles, Mucuripe e Praia de Iracema (norte), Leste-Oeste e Barra do Ceará (Oeste).

Fortaleza (CE) é a capital do Ceará

A cidade situa-se nas margens do Riacho Pajeú. Seu nome se deve ao Forte Schoonenborch, construído na margem esquerda do Riacho pelos holandeses. É a sexta maior cidade brasileira e o município nordestino com a maior influência regional, possuindo a terceira maior rede urbana em população do Brasil.

O meio ambiente da cidade de Fortaleza tem características semelhantes a muitas cidades do Nordeste. Apesar de inserida no clima semiárido, a localização da cidade modifica alguns fatores que a caracterizam. Devido à proximidade com as serras, as chuvas de verão ocorrem com mais frequência na cidade e região metropolitana do que no resto do estado. Dezembro e janeiro são considerados os meses mais quentes, enquanto julho é o mais frio. Assim como em todo o Nordeste, as estações não são bem definidas e se resumem a épocas de chuvas e de estiagem.

A vegetação da capital cearense é tipicamente litorânea, possuindo áreas de restinga e mangue. As áreas de restinga são encontradas perto das dunas na região sul da cidade e o mangue é facilmente encontrado no leito do rio. Fortaleza possui uma extensão litorânea de 34 km, com um total de 15 praias.

A seca, que atinge frequentemente o Ceará e a região Nordeste, é um dos principais motivos para o crescimento demográfico de Fortaleza ao longo da história, por provocar a migração do interior para a capital.

Fortaleza está entre os 10 municípios brasileiros de maior PIB, é o primeiro da região Nordeste. O comércio diversificado é o maior gerador de renda da cidade, o centro reúne a maior concentração de estabelecimentos. Um importante corredor comercial da cidade é a Av. Monsenhor Tabosa, localizada próxima ao polo turístico da Praia de Iracema. Muitos bairros antes residenciais estão tornando-se cada vez mais comerciais, graças ao desenvolvimento do comércio no centro da cidade. A indústria de Fortaleza possui uma forte produção na área de calçados, couros, têxtil e alimentos derivados do trigo.

A capital cearense também é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Suas principais atrações são o Parque Temático Beach Park, na região metropolitana, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Praia de Iracema, com a Ponte dos Ingleses.
As festas mais populares da cidade envolvem tradições católicas, como as festas juninas e a de Nossa Senhora da Assunção, celebrada em 15 de agosto. Fortaleza é famosa por ser o o berço do humor nacional, pois grandes humoristas que fazem sucesso em todo o Brasil nasceram em lá.

Show Buttons
Hide Buttons
Translate »