Enoturismo (ES) – Hi Brasil. Seu próximo destino.

Enoturismo (ES)

Enoturismo Espírito Santo

Um vinho que vem se destacando entre os capixabas é “protegido” por Santa Teresa, na verdade o nome do município onde ele é produzido, é “abençoado” pelo Espírito Santo!

 

Que o capixaba que é chegado na bebida dos deuses, não há dúvida. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho, o Espírito Santo ocupa o quarto lugar no consumo de vinho no Brasil. O levantamento aponta ainda que cada capixaba consome aproximadamente 2,36 litros de vinho, por ano. Pouco ainda, se compararmos com os franceses que atingem a marca de 60 litros.

 

Mas a gente chega lá e uva é o que não falta! No Vale do Tabocas, Zona Rural do Município de Santa Teresa, são produzidas anualmente 700 toneladas de uva, e os produtores teresenses não perderam tempo. Com a chegada dos primeiros moradores italianos, em 1874, sem as mudas de uvas europeias, os imigrantes faziam o fermentado com as uvas características mesmo da região. Receita que com o tempo só veio a melhorar. De olho no nicho de mercado e nas características climáticas da região, um produtor resolveu ir além. Depois de algum tempo, morando na Itália, o técnico em vitivinicultura, Vinicius Corbelini decidiu investir na uva francesa, Cabernet Sauvignon. Diferente das uvas que reinam soberanas para a produção de sucos e de vinhos de mesa vendidos em garrafões nas cantinas de Santa Teresa.

 

“A gente pesquisou alguns trabalhos bem sucedidos em área tropical dessa uva e percebemos que poderíamos investir aqui, a princípio para ver o comportamento da variedade e para consumo próprio, sem uma visão comercial”, explica Vinicius.

 

E a experiência deu certo. Hoje já são 1600 pés de Cabernet Sauvignon que dão fruto para a elaboração de um vinho fino e de alta qualidade. O vinho produzido leva o nome do Vale, Tabocas, já foram oito safras e a última atingiu um índice recorde de Resverastrol – Uma substância que ajuda a diminuir o colesterol ruim do sangue.

 

“O Tabocas é um Cabernet Sauvignon 100% varietal e nos surpreendeu pela análise desse ano por conta da concentração recorde de resveratrol muito alta, acima da média mundial”.

 

Vinicius conta ainda com o apoio do contador Divanir Pascoal Zotelle , e do engenheiro agronônomo Sandro Salvador que desenvolveram uma série de medidas para que o projeto desse certo.  São vários os processos até transformar a uva em vinho. Na barrica de aço inox o vinho fica 6 meses antes de ser engarrafado. Já na barrica de carvalho francês fica por no minímo 1 ano e o resultado é um produto de qualidade muito superior, garante Sandro Salvador. “Na barrica de carvalho acontece uma microxidação a madeira permite para uma troca de gases e aromas é onde acontece uma apuração melhor do vinho e acontece uma interação dos taninos da uva com os taninos da madeira e o vinho fica numa qualidade muito superior”.

 

A vinícola fica na garagem de um dos sócios. A expressão vinho de garagem (vin de garage) surgiu no início dos anos 90 na França e se resume à técnicas e cuidados específicos e pequena produção. Sandro Salvador explica que tudo é feito da forma mais artesanal possível. “Até os rótulos nós colocamos manualmente nas garrafas”.

 

Apesar de todos os desafios no cultivo de uvas viníferas, a aposta tem agradado os apreciadores da bebida. A safra de 2014 que acabou de chegar no mercado tem feito sucesso e promete conquistar ainda mais paladares! Vale a pena conhecer a região e desfrutar desse vinho de qualidade ímpar!

 

Dona Adega. Disponível em:<http://www.donadaadega.com/#!Vinho-de-Santa-TeresaES-%C3%A9-destaque-no-mercado-nacional/cu6k/570275e20cf27cb8ad18e8cc>. Acesso em 13 de agosto de 2016.

Região e Clima

Regiões Tropicais Emergentes

 

Existem iniciativas vitícolas em várias regiões do Brasil tropical, com destaque para as regiões Nordeste, nos Estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão e Piauí, Centro-Oeste, nos Estados do Mato Grosso e Goiás e Sudeste, nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Em sua maioria são ainda empreendimentos de pequeno porte, voltados principalmente à produção de uvas de mesa. No universo dos pólos tropicais emergentes destacam-se um no município de Nova Mutum no estado do Mato Grosso, que possui sua estrutura produtiva baseada numa área de 30 hectares de videiras voltados a produção de suco de uva e outro no município de Santa Helena no estado de Goiás com uma estrutura produtiva de cerca de 50 hectares de videiras voltados a produção de vinho de mesa.

 

Mundus Vinus Blogspot. Disponível em:<http://mundusvinus.blogspot.com.br/>. Acesso em 13 de agosto de 2016.

Pontos mapeados

Santa Teresa

Portal do Circuito Caravaggio

Entrada do Parque São Lourenço

Vinícola Tomazzelli

Cantina Mattiello

Vinícola Rassele

Casa dos Espumantes

Circuito Motocross

Rampa de Voo Livre Amaury Fernandes

Cachoeira do Country Clube De Santa Teresa

Igreja de Nossa Senhora do Caravaggio

Família Romanha Restaurante E Produtos Artesanais

Antigo Country Club

Pousada Sítio Canaã

Pousada Caravaggio

Pousada Pietrobelli

Pousada Chalé da Mata

Pousada São Lourenço

Restaurante Destilaria

Sítio Irmãos Ferraz

Cachaça da Mata

Villaggio Zamprogno

Mirante Vale do Canaã

Estrada do Caravaggio

Circuito Caravaggio

Estrada da Cachoeira

Acesso Rampa de Voo Livre

Sitio Canaa

Pousada Sítio Canaã

Entrada Setor II

Entrada Setor I – Acesso à Recepção

Estrada Interna

Estrada

Acesso à Casa de Hospedes IE

Fontes -Sitio Canaa

Nascente

Fontana Maggiore

Fonana Della Roccia

Fontana Due Fiumi

Fontana Leone

Fontana Acqua Felice

Fontana Dell’Amore

Fontana Gemelli

Fontana Degli’Innamoratti

Fontana Serena

Fontana Laghetto

Fontane Del Bosco

Fontana dell Amici

Trilhas – Sitio Canaa

Cachoeira

Cachoeirinha

Caminho do Saber

Trilha da Cachoeira

Caminho do Saber

Circuito dell Acquas

Trilha da Cachoeira

Circuito dell Acquas

Casa Lambert

lagos – Sitio Canaa

Lago Maior

Lago do Setor III

 

Lago

Estrutura – Sitio Canaa

Piscina Natural

Campinho de Areia

Quadra Coberta

Casa de Familiares

Salão de Eventos

Casa dei Licore Ferrari

Casa de Familiares

Casa Funcionário

Recepção

Restaurante

Casa de Hospedes IE

Casa de Hospedes IB

Chalé

Bangalôs

Área de Camping

Área de Camping

Alojamento Casa das Borboletas

Casa de Hospedes IA

Prédio IIC

Prédio IIB

Casa de Funcionário

Casa de Funcionário

Casa Sede

Lazer – Sitio Canaa

Viveiro de Preás

Gazebo

Viveiro de Orquídeas

Ancoradouro de Barcos

Área de Churrasco

Videira

Charrete Terra Nostra

Piscina Rústica

Charrete Antiga

Carroça do Velho Oeste

Parquinho

Salão de Lazer

Orquidário

Carro de Boi

Caramanchão

Venda Nova do Imigrante

Vinhos Tonole

Show Buttons
Hide Buttons
Translate »