Cânions Brasileiros

Regiões de Cânions no Brasil

Quando se fala sobre cânions, muitos remetem seus pensamentos para o Grand Canyon, nos Estados Unidos, mas esquecem que no Brasil existem diversas gargantas, como também são conhecidos, e muitas vezes mais belas ainda que a famosa formação geológica norte-americana. Localizados principalmente nas regiões sul e central do país, eles atraem cada vez mais turistas com suas belezas naturais.

 

Situado no planalto dos Campos Gerais, entre os municípios de Castro e Tibagi, no Paraná o cânion Guartelá é o maior do Brasil e o sexto maior do mundo. Tem cerca de 30 km de extensão e desnível máximo de 450 metros. Foi escavado pelo Rio Iapó. Conforme lenda, o nome “Guartelá” surgiu da expressão “Guarda-te lá, pois cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao deseja boa sorte a seu “compadre” com relação a ataques indígenas no local.

 

No cânion Guartelá há o Parque Estadual do Guartelá, criado em 1992. Formado por um ecossistema rico, possui inúmeras atrações naturais como, quedas d’água, corredeiras, formações areníticas, vales profundos e inscrições rupestres, que podem ser acessadas e vistas por meio de trilhas em meio à mata e fauna muito diversificada.

 

A beleza e a diversidade da região têm atraído cada vez mais visitantes ao local. Além das várias caminhadas, pode-se praticar também rafting nos rios Tibagi e Iapó e rapel nas cachoeiras da região.

 

Cânion dos Apertados

 

O Cânion dos Apertados é uma formação natural localizada no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Está localizado na Fazenda Aba da Serra, de propriedade particular. É um cânion em rocha granítica.

 

Por ele passam as águas do Rio Picuí e do Rio Currais Novos. Depois do período das cheias, formam-se vários poços no local, originando mananciais.

 

Cânion do Xingó (Rio São Francisco)

 

O ponto de partida para o cânion Xingó é a cidade de Canindé, a 200 km de Aracaju, capital de Sergipe.  De barco, chega-se ao cânion do Xingó, onde é possível dar um refrescante mergulho nas águas verdes e cristalinas do rio. Desse ponto, barquinhos levam ao interior dos cânions, pois embarcações maiores não conseguem entrar nesse local.

 

Cânion Itaimbézinho

 

Localizado no Rio Grande do Sul, o cânion Itaimbézinho tem cerca de 6 km de extensão, com largura variando entre 600 e 2.000 metros, com profundidade de 700 metros e paredões acentuadamente verticais. O rio Perdiz se estende ao longo de todo o cânion. O nome se origina dos índios guaranis que habitavam a região e chamavam de Itaimbé Itaimbé (ita=pedra, aimbé=cortada) à fenda gigantesca.

 

Cânion Malacara

 

Este cânion é pouco conhecido, e consequentemente menos visitados. Apresenta uma beleza única e selvagem. Tem aproximadamente 3,5 km de extensão e uma profundidade média de 700 metros. Por ser um lugar isolado, para acessá-lo é necessário percorrer a Trilha da Borda dos cânions localizada na área do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Esta trilha possui cerca de 20 km (ida-volta), e apesar de ser de fácil acesso, a sua utilização somente é autorizada com auxílio de guias credenciados.

 

Cânion Fortaleza – Parque Nacional da Serra Geral

 

O nome se deve à configuração do terreno que lembra os formatos de um forte, com suas pontes e torres. O cânion tem cerca de 7 km de comprimento e chega a ter 900 metros de profundidade. Na parte mais alta, onde a fenda do Fortaleza se abre em direção ao litoral catarinense, em dias claros, pode-se ver a praia de Torres, cerca de 30 km do local.

 

Cânion Josafaz

 

Este cânion é ainda pouco explorado, inóspito, mas de grande beleza e grandiosidade com a vasta mata atlântica em seu interior. Tem aproximadamente 16 km de extensão e fica a uma altitude de cerca de 1000 metros acima do nível do mar e temperatura média (anual) de 14°, no inverno a temperatura é baixa, podendo chegar perto de 0° e com a presença de geadas que deixam a paisagem muito mais bonita.

 

Cânion Churriado

 

Tem 3 km de extensão. A altura de suas paredes varia de 250 a 700 metros. Assim como o Cânion Malacara, suas paredes são acentuadamente verticais, em muitos locais com 90 graus. Este cânion também está dentro do Parque Nacional da Serra Geral e só pode ser visitado com o acompanhamento de um guia credenciado. Trilha do Cânion Churriado fica distante de 23 km de Cambará do Sul (estrada CS 012) e mais 16 km de caminhada (ida e volta).

 

Balneário Escarpas do Lago

 

Escarpas é um Bairro de Capitólio, com o nome de Engenheiro José Mendes Junior e fica a 7km do centro da cidade. Idealizado pelo empreendedor Marcos Valle Mendes, as primeiras casas foram construídas em 1978. A partir daí, iniciou-se a atividade turística em Capitólio. O Balneário possui mais de 800 casas de segunda residência, gerando renda, emprego e negócios para o Município.

 

Cascata Eco Parque

 

O atrativo principal é uma trilha que leva por um passeio, na ida por cima das cachoeiras e na volta por dentro d’água, passando por lindas quedas d’água e piscinas naturais. Além de área para camping, hotel e bar. Rodovia MG-050, km 315,5.

 

Cachoeira Lagoa Azul

 

Beleza exuberante, água cristalina com piscinas com tons de verde, azul ao dourado. Conta com restaurante e passeio de escuna. Para conhecer a cachoeira é cobrada uma taxa para preservação ambiental. Rodovia MG-050, km 311.

 

Canyons

 

Imagine-se aventurar entre enormes fendas e paredões com mais de 20 metros de altura à procura do desconhecido, à procura dos canyons. De repente, as fendas e os paredões se abrem e dão espaço a um cenário maravilhoso: cachoeiras com sucessivas quedas. Um lugar encantador e de beleza rara. Aqui a natureza caprichou na sua magnitude. O acesso aos Canyons é pelo Lago de Furnas, por meio de lanchas, chalana e escuna. Um passeio tranqüilo que leva você ao encontro da natureza que comove pela sua grandeza.

 

O Diário Online. Disponível em:<http://www.odiarioonline.com.br/noticia/20522/CONHECA-ALGUNS-DOS-PRINCIPAIS-CANIONS-BRASILEIROS->. Acesso em 16 de agosto de 2016.

 

Prefeitura de Capitólio. Disponível em:<http://www.capitolio.mg.gov.br/pg.php?id=7>. Acesso em 16 de agosto de 2016.

Pontos mapeados

Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Cânion Itaimbezinho

Canion Itambezinho Cotovelo

Cachoeira do Itaimbezinho

Centro De Visitantes Do parque nacional

Mirante Serra do Faxinal

Mirante Serra do Faxinal

Canion Indios Coroados

Parque Nacional da Serra Geral

Canion Churriado

Canion Malacara

Canion Molha Coco

Canion Tigre Preto

Pedra do Segredo

Canion Fortaleza Cambará do Sul

Canion da Pedra

Canion do Fundo Grande

Canion Trombudo

Cachoeira dos Velhos

Canion Figueira

Canion Fortuna

Paradouro da Fortaleza

Canion Fortaleza

Refúgio Ecológico Pedra Afiada

Pousada e Restaurante Malacara LTDA-ME

Pousada Refúgio do Mato

Hostel Nativo Dos Canyons

Morada dos Canyons

Pousada Caminho dos Canyons

Pousada Itaimbé

Praia Grande

Cabanas Colina da Serra

Pousada Aracema

Canion Faxinalzinho

Canion Josafaz

Canion Pedras Brancas

Cânion da Ronda

Parque eólico Bom Jardim da serra

Serra do Rio do Rastro

Mirante Rio do Rastro Rod, SC – 438Bom Jardim da Serra

Parque Eólico

Alagoas r Sergipe

Cânion do Xingó

Cânions do São Francisco

Paraíso do Talhado

Imagem de São Francisco

Restaurante show da natureza

Represa Xingó

Museu Arqueológico de Xingó

Canion de Xingo – Passeio de Escuna

Karranca’s Bar e Restaurante

Caboclo d’Água

Xingó Parque Hotel

Águas do Velho Chico Hotel

Prainha de Canindé de São Francisco

Centro Xingó de Convivência com o Semiárido

Piranhas – AL

Mirante

Hotel Aconchego Do Velho Chico

Museu do Cangaço

Pedra do Sino Hotel

Pousada Porto de Piranhas

Pousada Asa Branca

Pousada O Canto

Cachaçaria e Restaurante Altemar Dutra

Pousada Imperador

Museu de Arqueologia do Xingó

Canindé de São Francisco – SE

Mirante do Talhado

Castanho

Paraná

Pousada do Canyon Guartelá

Parque Estadual do Guartelá

Canion do Guartelá

Rio Iapó

Cânion Sengés – Jaguaricatu

Cachoeira da Cabeceira

Cachoeira do Corisco

Path

Sengés

Cachoeira do Lageado

Corredor de Pedra

Vista

Pequeno Vale dentro do Paredao de Pedra

Rio Grande do Norte

Currais Novos

Canion dos Apertados

Minas Gerais

Canyon de Furnas

Cachoeira Lagoa Azul

Restaurante lagoa azul

Rio Grande

Usina Hidrelétrica de Furnas

Mirante

Mirante

Hotel Escarpas do Lago

Cachoeira Do Lobo

Usininha Antiga. Cachoeira.

Capitólio

Furnas

Cachoeira Grito

Cachoeira Canyon

Aeródromo de Furnas

Cachoeira Paraíso Perdido

Paraíso Perdido

Cachoeira do Filo

Clube Campestre Escarpas do Lago

Escarpas do Lago

Aeródromo de Escarpas do Lago

Cachoeira

Cânion das Bandeirinhas

Cânion Boa Vista

Cachoeira Alta

Cachoeira Boa Vista

Cachoeira Braunas

Mirante

Cachoeira Lagoa Dourada

Cachoeira da Lii Li

Cachoeira do Panelão

São José da Serra

Cânion Peixe Tolo

Cachoeira do Peixe Tolo

Cachoeira Rabo de Cavalo

Cachoeira do Tabuleiro

Goiás

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Entrada do Parque

Vale da Lua

Canion do Rio Preto

Carioquinhas

Chachoeira Canion II

Arvore do Silêncio

Mirante

Cachoeira de São Bento

Alto Paraíso de Goiás

Mirante

São Paulo

Canion da Bocaina

Cachoeira da Bocaina

Cachoeira Salto Major Levy

Show Buttons
Hide Buttons
Translate »