Atibaia (SP)

< style="color:;" class=" ">Atibaia - SP

Atibaia é um município de São Paulo, Brasil. Localiza-se a uma altitude de 803 metros acima do mar. Sua população em 2010 era de 126.603 habitantes e de acordo com o censo do (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a população estimada em 2014 é de 135.895 habitantes.

 

A história do município de Atibaia está diretamente ligada à atuação dos bandeirantes, desbravadores de terras virgens que lideravam pequenas comitivas exploradoras, em busca de índios e pedras preciosas. Partindo, em sua maioria, de São Paulo, o destino preferido era Minas Gerais e seus tesouros. Como a viagem era longa e árdua, exigia muitas paradas para descanso e reabastecimento. A primeira delas, ainda nas proximidades de São Paulo, ficava numa colina banhada por um rio, que os índios chamavam de tubaia ou atubaia (em língua indígena: “água agradável ao paladar”).

 

Logo, um dos bandeirantes, exímio conhecedor da região e descendente de uma das mais conhecidas famílias da vila de São Paulo, Jerônimo de Camargo fixou-se no local, fundando uma fazenda de gado e construindo uma pequena capela sob a invocação de São João Batista, inaugurada no dia 24 de junho de 1665, data que marcou a fundação do município. Vindo do sertão com um grupo de índios guarus catequizados, por ordem da Câmara Municipal de São Paulo, o padre Mateus Nunes de Siqueira instalou-os ao lado do sítio de São João Batista.

 

Nesse momento, o local fixou-se como parada obrigatória para quem seguia em direção a Minas Gerais e o povoado começou a desenvolver-se lentamente.

 

O Monumento Natural Estadual da Pedra Grande é um dos pontos turísticos de Atibaia. Se localiza a 1 450 metros acima do nível do mar. No alto de uma colina, aflora um enorme monólito que permite em algumas ocasiões, a prática de voo livre, asa delta, paraglider, escalada, rapel e mesmo de um magnífico mirante para toda Atibaia e regiões vizinhas a ela.

 

A partir da Pedra Grande, é possível ver, em dias com boa visibilidade, sete municípios.

 

Existem dois acessos principais que levam ao cume da Pedra Grande, um para carros e outros através de trilhas: – Acesso para carros: Na Rodovia D. Pedro I – SP-065 sentido Jacareí, pegue à direita no primeiro retorno após passar por Atibaia (após passar a última entrada). Você vai ter acesso a uma rua de terra, a partir desse ponto tem-se placas indicativas até o cume. O trajeto possui aproximadamente dez quilômetros. – Acesso via trilhas: existem três trilhas principais, catalogadas, que levam ao cume da Pedra Grande. Todas partem a partir de um mesmo ponto, situado no final do Bairro Arco-íris, bairro que fica em frente ao Pouso de Asa Delta. As três trilhas são: Minha Deusa (aprox. 2,4 km), Mangueira (aprox. 2,6 km) e Monges (aprox. três km), que seguem caminhos: à esquerda, centro e direita a partir de seu início comum. O ideal para subidas é sair cedo e sempre levar água consigo, para evitar desidratação. Nas trilhas Minha Deusa e Mangueira, tem-se duas nascentes de água. Caso sua pela trilha dos Monges (considerada a mais bonita), para se ter acesso à nascente, dever-se-á retornar uns quinze minutos quando esta se encontra com a Mangueira.

 

Inaugurado em 2008 num dos pontos mais aconchegantes e belos do município, o Teleférico de Atibaia, liga o Lago do Major à parte alta do município, num percurso de 550 metros, passando por sobre o lago, sobre o balneário, sobre um espelho d’água, próximo ao Centro de Convenções e, ainda, com uma bela vista da paisagem local e do Morro da Pedra Grande. Com equipamento de última geração, proporciona um agradável convívio com a natureza, com muita segurança e tranquilidade.

 

Juntamente com o “passeio de charrete”, é uma boa opção de lazer para os turistas, bem como para os habitantes de Atibaia.

 

Wikipédia. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Atibaia>. Acesso em 13 de setembro de 2016.

Pontos mapeados

Atibaia

Aeródromo de Atibaia

Teleferico

Pista de Motocross

Estação Atibaia – Museu Ferroviário Dinamico

Pedra Grande – Rampa de Voo Livre

Pouso Livre – Atibaia – Asa E Paraglider

Instituto para a conservação dos carnívoros neotropicais – Pró-Carnívoros

Aves Do Mundo

Zooparque Itatiba

Kartódromo de Atibaia

Apiário Santo Antônio

Radiobservatório de Itapentiga

Mirante

Monumento Natural da Pedra Grande

Usina Hidrelétrica de Atibaia – Represa

Fazenda Paraiso

Cine Atibaia

Pedra Coração

Gruta São José

Serra de Atibaia

Jardim do Lago

Parque Ecológico

Parque Edmundo Zanoni

Parque Lago do Major

Parque das àguas

Parque Municipal do Itapetinga – Grota Funda

Pq. Piracema

Praça Claudino Alves

Praça Aprígio de Toledo

Praça do Rosário

Praça Santo Antônio

Praça Pio XII

Praça Nova Aclimação

Lago do Major

Lago do Parque Edmundo Zanoni

Lago

Cachoeira do Barrocão

Represa da Usina

Rio Atibaia

Prefeitura da Estância de Atibaia

Centro de Convenções Victor Brecheret

Museu Municipal João Batista Conti

Museu Olho Latino

Museu de História Natural

Santuário Irmãs de Maria de Schoenstatt

Igreja Matriz São João Batista

Igreja São Vicente de Paulo

Igreja Nossa Senhora do Rosario

Paróquia de Cristo Rei

Vivenda Colonial

Chácara dos Anjos

Pousada Pedra Grande

Atibaia Clube de Montana

Balneário Municipal da Estância de Atibaia

Show Buttons
Hide Buttons
Translate »